PESQUISA DE NOTÍCIAS

Coloque o termo a pesquisar

FAN ZONE

Introduza o seu email

História do RAFC e Instalações

O Rio Ave Futebol Clube foi criado no ano de 1939 por um grupo de vilacondenses - João Pereira dos Santos, Albino Moreira, João Dias, Ernesto Braga e José Amaro.

A vontade dos cinco ilustres viria a levar mais longe o nome de Vila do Conde. Curiosamente, a escolha do nome que iria personalizar o sonho não foi directa. Além da actual designação foram também a votos os nomes “Vilacondense Futebol Clube” e “Vila do Conde Sport Club”. No momento da reunião para a decisão do nome a designar o clube estiveram presente sete dos vilacondenses que, mais tarde, integraram a associação desportiva. A primeira Direcção do clube teve pela frente a árdua tarefa de completar a vida do clube. Era necessário conseguir jogadores, equipamentos e, lá está, um estádio.

O Rio Ave F. C. veio a estrear-se a 6 de maio de 1939, em Beiriz, freguesia do concelho da Póvoa de Varzim. A nossa equipa regressou com um resultado desfavorável de duas bolas e uma, mas com toda a vontade de lutar por mais. Apenas alguns meses depois é inaugurada a sede do clube: a casa de João Raposo, sita na Rua de S. Bento. A 29 de Janeiro de 1940 surgia o primeiro estádio do RAFC, designado de “Estádio da Avenida” por se situar na Avenida Baltazar Couto (liga o Jardim da Avenida Júlio Graça ao bairro piscatório das Caxinas), num campo alugado a Antonino Reis.

 

Durante cerca de um ano, os jogadores teriam treinado no “velódromo”, localizado por detrás da Capela da Senhora do Desterro. A Primeira Direcção do Rio Ave Futebol Clube foi constituída pelos elementos:

Presidente: João Resende dos Santos
Vice-presidente: Albino Cunha
1.º Secretário: João Saraiva Dias
2.º Secretário: Ernesto Espírito Santo Braga
Tesoureiro: José Amaro

O jornal “Renovação” viria a perpetuar a data de 18 de Janeiro de 1941: o RAFC conhece a sua primeira Assembleia Geral. O acontecimento ficou marcado pela presença de um «grande número de associados». Os estatutos do clube foram publicados em Diário de Governo a 23 de Setembro de 1941, após aprovação da Direcção Geral de Educação Física, Desportos e Saúde Escolar.

Os quarenta anos decorridos entre o nascimento do Estádio da Avenida e a sua demolição foram pautados de inesquecíveis triunfos. Os primeiros títulos que ficaram nos anais do clube foram o de Campeão Promocional da A. F. P (1941/1942), Campeão Regional da III Divisão da A. F. P (1942/1943) e o ingresso do clube na I Divisão (1979/1980).

De igual relevo foi a conquista da qualificação para a final da Taça de Portugal, na época de 1983/1984. A chegada à Divisão máxima do futebol português exigiu a procura de um recinto desportivo que fosse ao encontro das necessidades sentidas e da legislação vigente na época. Assim, a 13 de Outubro de 1984, foi inaugurado o novo estádio do Rio Ave F. C., situado junto aos arcos do aqueduto setecentista, a actual Rua D. Sancho I (parte Norte/Nascente da cidade).

A actual sede, localizada na Praça da República, foi inaugurada a 13 de Janeiro de 1963. O novo centro de actividade do clube visou a permanência dos associados do clube, bem como o simbolismo que lhe é conferido, ao ostentar o estandarte, símbolo máximo do nosso clube. Os serviços administrativos centralizavam-se, no entanto, no estádio.

A passagem pelo principal escalão em quatro épocas coloca o nome do Rio Ave Futebol Clube, bem como o da sua cidade berço, definitivamente na História do futebol nacional.

Os momentos menos bons, e também os houve, foram sempre ultrapassados pela vontade de vencer que caracteriza o clube e pelo respeito que nutrimos por todos os nossos sócios e simpatizantes.

 

Links Úteis

Câmara Municipal de Vila do Conde

Federação Portuguesa de Futebol

Liga Portuguesa de Futebol Profissional

UEFA - União das Associações Europeias de Futebol

FIFA - Federação Internacional de Futebol

 


© Copyrigths Rio Ave 2012 - Todos os direitos reservados desenvolvido pela hojenet